INÍCIO
EMPRESA
SERVIÇOS
INDIQUE O SITE
FALE CONOSCO
PARCEIROS
LEGISLAÇÃO


10/07/2012 - Prevenção - a melhor forma de cuidar da sua saúde

Por Clia Wada

A ANABIM uma empresa voltada para a prestao de servios em gesto pblica, exames ocupacionais peridicos, exames laboratoriais, exames radiolgicos, medicina ocupacional, segurana do trabalho e cursos de extenso. Vacinao contra Dengue, Meningite, Hepatites e outras. Realizamos o Exame do Cabelo para empresas de transportes de cargas e coletivos.
Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

Muitas pessoas só procuram o médico quando estão doentes e, infelizmente, na maior parte das vezes, nem sabem como se queixar corretamente.


Não sabem dizer especificamente quais os sinais e os sintomas que as doenças lhes têm dado ultimamente. Essa é uma das grandes queixas de médicos e outros profissionais de saúde, pois é uma fase muito importante para o bom e correto diagnóstico das doenças. Esses diagnósticos, são feitos por exames médicos, onde por norma se usam meios de diagnóstico avançados .


Os exames médicos de rotina são uma forma de diagnosticar doenças precocemente.


Ao se examinar os pacientes, os médicos e profissionais de saúde lamentam muitas vezes o fato de a doença ter atingido um estado tão avançado que por vezes inviabiliza a cura. Em muitos casos, com a ajuda dos modernos testes de diagnóstico poderia-se ter detectado a doença meses ou até anos antes do aparecimento de sintomas ou de quaisquer outras alterações.
A detecção precoce de sinais de uma doença no seu estádio pré-sintomático pode permitir que o tratamento seja mais eficaz e, muitas vezes, mesmo curativo. Este processo de diagnóstico precoce é também chamado de rastreio.


Nos últimos anos, são cada vez mais frequentes os programas de rastreio proporcionados por instituições de saúde pública, centros de saúde e clínicas a diferentes grupos etários, profissionais ou outros.
Os rastreios médicos podem ser dirigidos à população em geral ou a subgrupos de especial risco. Na sua maioria, os exames médicos de rastreio são efetuados por pessoal médico, de enfermagem ou outros profissionais de saúde, mas as pessoas podem fazer alguns tipos de exames por iniciativa própria, como o auto-exame dos testículos ou dos seios.
É graças a estes exames que se detectam precocemente as doenças e se pode realmente garantir resultados do tratamento, sendo administrados tratamentos por vezes menos agressivos e mais fáceis de executar e de administrar, bem como mais fáceis de aguentar para o doente, podendo então chegar mesmo à cura ou se ter um prolongado tempo sem sintomas.


Resumindo: É de extremo valor a prevenção como instrumento de redução da morbidade e da mortalidade nas populações é aceito por todos.


A incorporação desse conceito na prática clínica resultou em benefícios inestimáveis ao longo dos últimos 40 anos. A prevenção pode se dar em vários níveis e é classificada em primária, secundária e terciária.


A prevenção primária consiste nos cuidados tomados diante de um indivíduo assintomático, visando evitar o aparecimento de uma determinada condição (por exemplo, a vacinação de crianças e idosos).


A prevenção secundária consiste na identificação e tratamento de pessoas assintomáticas portadoras de fatores de risco para determinada condição, ou que apresentem doença em fase pré-clínica (por exemplo, a realização da colpocitologia oncótica para a prevenção do câncer de colo do útero ou a detecção da hipertensão arterial).


O acompanhamento e tratamento de indivíduos portadores de doença clínica com o intuito de evitar complicações (por exemplo, a redução de colesterol em indivíduos sabidamente coronariopatas) constituem a prevenção terciária.


check-up, referido na literatura como exame periódico de saúde (periodic health examination), inscreve-se dentro das medidas de prevenção secundária. Ele consiste em um conjunto de testes diagnósticos aplicados de maneira racional com o intuito de fazer um rastreamento de doenças ou condições mórbidas em indivíduos assintomáticos


PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional


É preconizado pela NR7 (MTE) a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.


Fazer os exames periódicos não é uma obrigação é uma grande oportunidade para você cuidar da sua saúde e da sua qualidade de vida.


Participe sempre que tiver oportunidade.


Cudar da saúde é cuidar do seu maior bem.


Como farmacêutica possa garantir que é melhor prevenir do que remediar pois, muitas vezes, pode não existir remédio...


Célia Wada

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentrio:
O que est escrito na imagem ?
 

ARTIGOS TÉCNICOS

EXAMES PERIÓDICOS

MPF
CLÍNICAS SUDESTE


EXAMES PERIÓDICOS

MPF
CLÍNICAS NORDESTE


EXAMES PERIÓDICOS

PF
CLÍNICAS SÃO PAULO


BULA DAS VACINAS HEPATITE A E B - MENINGITE ACWY

Para maiores informações consulte as Bulas das vacinas.


Clientes
Login:
Senha: 
Esqueceu a Senha ?

VACINAS
SAIBA MAIS...

CALENDÁRIOS DE VACINAÇÃO
RELAÇÃO DE VACINAS




APOSTILAS TÉCNICAS




   
Copyright 2017 ANABIM Gestão Pública. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular